Blog

16/06
2013

Aromas para acalmar os pequenos


O uso de aromas naturais pode ser um aliado de mamães e papais que querem ver seus filhos dormindo tranquilamente ou estudar com concentração. As incômodas prisões de ventre em bebês também podem ser combatidas com a dosagem correta de soluções naturais e concentradas. Segundo a aromaterapeuta Daiana Petry, os óleos essenciais vêm da natureza e atuam nas estruturas do sistema límbico, interferindo nas emoções. É importante diferenciar o óleo essencial das essências, que são substâncias sintéticas que não têm efeito terapêutico, apenas aromas agradáveis. Confira algumas receitas especiais abaixo:

Receitas para crianças e bebês:

- Para acalmar e proporcionar uma boa noite de sono: Os óleos essenciais desempenham um papel significativo na saúde do bebê. A utilização de lavanda ou capim limão no quarto antes de dormir incentiva um sono tranquilo. Já se o bebê for “rebelde”, massageie as solas dos pezinhos com uma gota do óleo essencial de lavanda diluída em uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva.

- Para a criança sonolenta, que não gosta de sair da cama pela manhã: Ao invés de seduzi-la para fora da cama com cheiros deliciosos de torradas com manteiga, como fazem os comerciais, por que não estimular seu cérebro à disposição e vitalidade? Através da introdução de uma gota de óleo essencial de hortelã pimenta ou de limão siciliano no aromatizador do quarto, esse aroma expelido irá reanimar a criança e estimular seu estado de alerta, deixando-a mais disposta para todo o dia.

- Crianças com cólicas, prisão de ventre ou dificuldade para ir ao banheiro: Experimente diluir uma gotinha do óleo essencial de laranja doce, uma gotinha de manjericão e uma gotinha de cipreste em uma colher de óleo vegetal de semente de uva. Misture bem tudo e massageie em sentido horário a barriguinha do bebê. Ou utilize as mesmas gotas de óleos essenciais descritos acima (eliminando o óleo vegetal de semente de uva), dilua em uma colher de mel ou álcool e coloque na banheirinha do bebê na hora do banho, o resultado é igualmente rápido.

- Para estimular os estudos e fixar informações: Óleos essenciais quando utilizados através da inalação atuam diretamente no sistema límbico, conjunto de estruturas cerebrais responsáveis pelas nossas emoções, funções vegetativas e memória. Utilizar óleo essencial de limão no momento do estudo irá estimular o foco e a retenção de informações no cérebro. Será extremamente eficiente para alunos em épocas de provas.

- Crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e memória: Existem óleos essenciais que podem desempenhar um papel importante no seu estado de alerta, sem excesso de estimulação. Para estimular o foco, clareza de ideias, capacidade de resposta, rendimento e memorização, os óleos essenciais de manjericão e limão siciliano são extremamente benéficos. Mau humor, apatia e frustração podem ser aliviados quando utilizados junto a uma das opções citadas acima, com óleo de bergamota.

- Para os adolescentes em época de vestibular: No período em que a cobrança consigo mesmo é imensa, utilize uma gota de óleo essencial de limão siciliano, duas gotas de óleo essencial de bergamota e uma gota de óleo essencial de hortelã pimenta no ambiente de estudo. Massagear a sola dos pés com estes óleos essenciais citados acima, diluídos em uma colher de sopa de óleo vegetal de semente de uva, pode acalmar a tensão e equilibrar a mente para a melhor absorção do conteúdo a ser estudado.


Comentários


Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar neste artigo. Deixe seu comentário



Cia das Fraldas - O Mundo da Criança
Rua 2 de Setembro, 4096 - Itoupava Norte
Blumenau - SC | CEP: 89052-002
Telefones

(47) 3339-3972
(47) 3237-3972

Horário de Atendimento
Seg. á Sex.: Das 08:30hs às18:30hs
(Não fechamos para almoço)

Sábados: Das 08:30hs às 14:30hs
Horário para lista de Chá de Bebê
Seg. á Sex.: Das 08:30hs às17:00hs