Blog

18/07
2013

Como podemos proteger as nossas crianças das doenças infecciosas?


Os consultórios estão lotados de crianças com tosses, espirros, coriza e febre.
O inverno chegou, uma estação maravilhosa e até muito esperada por nós. Mas com o frio, as viroses, gripes e resfriados e até sinusites e pneumonias ficam mais propensas.
Então, será o que podemos fazer em casa através de atitudes bem simples para prevenir esses males?
A Dra.Luciana Paula Caixeta, que é pediatra do Hospital Israelita Albert Einstein e Alergista e Imunologista pela Sociedade Brasileira de Alergia e Imunologia dá as dicas.

Use a água!
Lavar as mãos é uma atitude simples mas que faz toda a diferença na prevenção de doenças. Lave as mãos com água e sabão antes das refeições e da preparação dos alimentos. Antes e depois de usar o banheiro e após tossir ou espirrar, lavar muito bem as mãos.

Beba água!
Mas opte sempre por água mineral, filtrada ou fervida. Além de manter o corpo hidratado, a água tratada evita a ingestão de contaminantes e aquisição de doenças.

Alimentação equilibrada!
Adote uma dieta balanceada com nutrientes essenciais para manter a boa saúde – como frutas, verduras, carnes e vegetais. Os sucos com vitaminas C são ótimos para prevenir as gripes. E as crianças adoram!
Vai aí uma dica do FalaMamãe:
Bata laranja, cenoura e um pouco de beterraba. Adoce e sirva. Mas deixe que o sabor seja da laranja para que a criança não perceba. Estamos fazendo por aqui e o nosso pequeno anda adorando.

Amamente!
O leite materno é rico em anticorpos que protegem as crianças pequenas que ainda não possuem um sistema imunológico desenvolvido.

Vacinas em dia!
Além de seguras, elas salvam vidas, diminuindo a ocorrência ou a gravidade dos sintomas das doenças.

Tosse e espirros!
Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e após descartá-lo, lave as mãos com água e sabão ou utilize o álcool em gel com concentração mínina de 60%.

Animais de estimação é bom. Mas precisa estar limpinho!
Além da higiene com as mãos após brincar com os animais, alimentá-los ou recolher seus dejetos, são necessários outros cuidados como manter os animais domésticos vacinados e limpos.

E fica a minha dica: lugar de criança com febre e tosse é em casa. Não leve o seu filho para a escola a base de antitérmicos. A criança precisa de repouso e muito carinho para melhorar e ficando em casa, evita também que transmita a gripe para outras crianças!


Comentários


Nenhum comentário enviado. Seja o primeiro a comentar neste artigo. Deixe seu comentário



Cia das Fraldas - O Mundo da Criança
Rua 2 de Setembro, 4096 - Itoupava Norte
Blumenau - SC | CEP: 89052-002
Telefones

(47) 3339-3972
(47) 3237-3972

Horário de Atendimento
Seg. á Sex.: Das 08:30hs às18:30hs
(Não fechamos para almoço)

Sábados: Das 08:30hs às 14:30hs
Horário para lista de Chá de Bebê
Seg. á Sex.: Das 08:30hs às17:00hs