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04/04
2014

Guia do freezer


A partir dos 6 meses de idade, seu filho já passa a receber alimentos complementares à amamentação: frutas, papinhas e sopinhas. Claro que quando chega essa fase queremos oferecer a maior quantidade possível de alimentos. Mas com a rotina puxada fica difícil dedicar longas horas à cozinha todos os dias, e é aí que surgem as alternativas.

Para se dividir entre os cuidados com a filha e a carreira, a gerente de um estúdio de Pilates em Campinas, Ale Marques, mãe de Maria Flor, passou a cozinhar os legumes, carnes e outros ingredientes das papinhas da filha a cada três dias e, então, congelava tudo. O reforço na preparação das papinhas congeladas veio da avó das crianças que, depois de criar duas filhas e algumas sobrinhas e primas, já era craque na arte de congelar alimentos e facilitar a vida. 

Para estimular a filha a perceber a textura e sentir o aroma e sabor de cada alimento, a mãe congelava os ingredientes separadamente. O legal era poder descongelar cada um dos alimentos e compor e temperar o prato na hora.

Se você estiver se preparando para voltar ao trabalho após a licença-maternidade ou estiver mesmo em busca de praticidade para seu dia a dia, saiba que congelar alimentos é uma opção fácil, prática e segura, mas que requer alguns cuidados básicos.

De olho no sal!

O congelamento realça o sal e mantém o sódio do alimento. Nas primeiras papinhas da criança, nem precisa temperar muito. O importante  é colocar o tempero só depois de descongelar. Lembrando que a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria para papas salgadas é de 570 mg de sódio para crianças de 7 a 12 meses por dia. Ok, você não tem ideia do quanto isso significa, mas a gente ajuda: 6 g de sal tem 2,4 g de sódio. Ou seja, da quantidade de sal usada na hora de preparar a comida do seu filho, quase metade é de sódio, por isso fique sempre de olho. 

Para facilitar a conta, pense que cada sachê de sal tem 1 g, ou seja, pouco menos de 500mg de sódio. Você pode usar cerca de um sachê por dia (por dia, e não por refeição!) para não extrapolar a quantidade de sódio na papinha do seu filho. 

Na fria 

Para congelar é fácil, a nutricionista Mirella Pasqualin, filha de Radamés e Nair, explica o passo a passo de como fazer. Em uma panela, coloque os alimentos que serão usados e cubra com água, cozinhe-os até que eles fiquem macios. Depois, amasse-os sem peneirar ou passar pelo liquidificador – assim você aproveita mais as fibras dos alimentos e mantém a textura de purê. Por fim, é só congelar – de preferência em porções individuais e em utensílios de vidro que já estejam esterilizados com água fervida.

Para descongelar, a melhor forma é deixar o alimento na geladeira, nunca em temperatura ambiente. Se você quiser agilizar, pode usar o micro-ondas. Para aquecer, leve ao fogo brando ou ao forno preaquecido.

Sirva-se

Alguns alimentos podem sofrer alterações de textura ou sabor quando o descongelamento não é feito da forma correta, por isso fique de olho e, depois de descongelar e refogar, prove a comida. Mesmo mais acostumado a alimentos bem temperados, seu paladar é o melhor indicativo para saber se a papinha está gostosa e no ponto certo para seu filho.

Quando o assunto for papinhas doces, a recomendação é que não se congelem as frutas, já que ao picar ou amassar pode haver alteração de sabor e cor, além de favorecer a perda de alguns nutrientes a longo prazo. Para servir a papinha doce, lembre-se de que não é necessário adicionar açúcar, mel ou outro ingrediente que deixe a fruta ainda mais doce.

Para não esquecer as papinhas no freezer, coloque etiquetas nas embalagens com informações como data em que foi congelada e qual o alimento que está lá. Assim, você não deixa a comida por um longo período – o ideal é não oferecer ao bebê as papas com mais de um mês de congelamento.

Temperos naturais e frescos realçam o sabor dos alimentos, e são uma alternativa ao uso do sal

Manjerona - Vai bem com tubérculos e legumes

Alho e cebola - Ricos em vitaminas  e nutrientes, deixam a papinha mais saborosa

Manjericão - Além de ser saboroso, tem propriedades antibacterianas


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